sexta-feira, 5 de março de 2010

Galega officinalis (Fabaceae)

Não há diabético tipo II medicado que não conheça a metformina. A grande maioria não saberá, porém, que esta molécula de síntese é uma análoga da galegina, uma substância com propriedades hipoglicemiantes presente nas folhas da Galega officinalis.
Foi o uso etnobotânico da Galega officinalis na diabetes que conduziu à descoberta da galegina, e à síntese de metformina. Agora, importante: a galegina é tóxica para o homem; a metformina muito menos. As tisanas têm os seus riscos!

Galega officinalis (Fabaceae). Faz lembrar as ervilhacas (género Vicia) de flores grandes organizadas em cachos axilares da secção Cracca, mas os cachos da G. officinalis têm mais flores, as flores são brancas e os dentes do cálice são iguais. Nas fotos identificam-se ainda inflorescências de Holcus lanatus (Poaceae) «erva-lanar» e do invulgar Elymus caninus (Poaceae) (primeira foto, em baixo, a meio e do lado esquerdo) [Douro Intenacional, foto CA]

A Flora Iberica diz-nos que a
G. officinalis é indígena de Portugal e que no passado foi cultivada como planta forrageira porque estimula a produção de leite. Tanto quanto sei as únicas populações conhecidas no país habitam os arrelvados vivazes que marginam o rio Douro Internacional.

3 comentários:

  1. Que planta tão interessante - e vive mesmo junto às águas do Douro!

    ResponderEliminar
  2. Uma pequena correcção, não é metmorfina, mas sim metformina!
    COntinuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Victor, erro corrigido.

    ResponderEliminar