domingo, 28 de março de 2010

A flora de Outono-Inverno das hortas transmontanas

Em função das datas de floração, de Março a Setembro sucedem-se três grupos de plantas nas hortas transmontanas: infestantes de Outono-Inverno, infestantes de Primavera-Verão e infestantes de estivais (de Verão). Os dois primeiros grupos são do conhecimento de qualquer agricultor que preze a sua horta. O terceiro grupo é menos evidente, e mais pobre em espécies.
Estamos no início da Primavera, vejamos mais de perto algumas das plantas de Outono-Inverno que infestam, neste momento, as nossas hortas:

Uma horta transmontana semeada com nabos (Brassica napus), já parcialmente arrancados. Na segunda foto observam-se Lamium amplexicaule (Lamiaceae), Poa annua (Poaceae), Veronica persica (Plantaginaceae) e Stellaria media (Caryophyllaceae) (vd. posts mais antigos aqui, aqui e aqui)

Stellaria media (Caryophyllaceae)

Lamium amplexicaule (Lamiaceae)

Estas plantas são todas anuais; germinam com as primeiras chuvas outonais, desenvolvem o seu corpo vegetativo no Outono-Inverno, e florescem e frutificam no final do Inverno-início da Primavera. Como exigem solos férteis são francamente menos abundantes nas terras de cereal; aí a flora é outra.

4 comentários:

  1. Em relação à última linha, uma pequena dúvida: fracamente ou francamente?

    ResponderEliminar
  2. Francamente. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom recordar Trás-os-Montes!

    ResponderEliminar
  4. Nem de propósito, encontro-as a todas na minha horta e andei a fotografá-las na semana passada! Fico agora (impacientemente) à espera do post sobre a flora das terras de cereal.

    ResponderEliminar