sábado, 12 de dezembro de 2009

Stellaria media (Caryophyllaceae)

Mais uma planta comum de norte a sul de Portugal, que germina, cresce e floresce todo o santo ano:


Stellaria media (Caryophyllaceae) «morugem». Planta particularmente abundante como infestante de Outono-Inverno em hortas frescas, de fundo vale, onde chega a recobrir por completo o solo. N.b. cada flor tem apenas 5 pétalas, no entanto, parecem 10 porque estão fendidas quase até à base [Bragança, II-07; foto CA]

Embora seja comestível e conhecida por «morugem, a S. media não é a «morugem» mais apreciada em saladas, pelo menos aqui em Trás-os-Montes. Confuso? Os nomes vulgares têm, frequentemente, este enorme inconveniente: designam mais de uma espécie, têm, portanto, mais de um significado (polissemia): são confusos por natureza! A melhor das «morugens» para consumir em fresco é uma Portulacaceae, como a «beldroega» (Portulaca oleracea), e chama-se Montia fontana (tema para um post um dia destes).
Num país como o nosso, onde, por tradição, no campo ou na cidade, se conhecem mal as plantas, não é presunção usar nomes científicos: é uma necessidade.

3 comentários:

  1. Bela foto, dá para ver bem as pétalas fendidas até à base! Esta espécie é tão notável que até dá o nome a uma bem conhecida classe: Stellarietea mediae!

    ResponderEliminar
  2. Boas. Não me tenho manifestado muito, mas era só para dizer que continuo a ler com muito apreço as postas que por aqui vão aparecendo. Impressionante a foto do Euonymus; nunca tinha visto tal coisa!
    Abraços a todos.
    JCapelo

    ResponderEliminar
  3. Pois é, precisamente para que não se confundam entre si, em muitas aldeias de Trás-os Montes chamam à Stellaria media morugem da horta e à Montia fontana apenas morugem. ACarvalho

    ResponderEliminar