quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Linaria alpina (Plantaginaceae)














Em jeito de postal natalício, aqui fica uma imagem da belíssima Linaria alpina (L.) Mill. (Plantaginaceae), uma planta própria de cascalheiras e outros locais rochosos elevados (classe Thlaspietea rotundifolii Br.-Bl. 1948), aqui fotografada a ca. de 2000 m acima do nível do mar, no conhecido monte Schneeberg, próximo de Viena (VII.2005). É também possível reconhecer uma Pedicularis (Orobanchaceae), um Asplenium (Aspleniaceae) e ainda a tão comum Poa bulbosa L. (Poaceae).

7 comentários:

  1. A tua foto tem um pormenor curioso: a abundância de Poa bulbosa. Geralmente assumimos que esta espécie encontra o seu óptimo ecológico nas pastagens dominadas por Trifolium subterraneum «trevo-subterrâneo». A posição primária dominante desta importante planta forrageira - i.e. a sua ecologia numa paisagem pristina - provavelmente seria próxima da representada na fotografia: cascalheiras xistosas cacuminais e plataformas rochosas com pequenas camadas de solo

    ResponderEliminar
  2. Bem observado! Também é possível reconhecer na foto uma folha de trevo (Trifolium sp.).
    ZG

    ResponderEliminar
  3. É só impressão minha, ou as linárias em Portugal estão cada vez mais raras? Há algumas espécies mais ou menos fáceis de encontrar (L. triornithophora, L. caesia, L. amethystea, L. spartea), mas as outras nunca as vejo, mesmo em lugares do norte do país onde deveriam existir.

    ResponderEliminar
  4. A Linaria elegans não é rara, pelo menos nas regiões montanhosas graníticas do Norte e Centro de Lu.

    ResponderEliminar
  5. O nº de indivíduos de L. spartea parece ter diminuido nos últimos anos porque esta espécie tem como principal habitat searas e pousios em solos oligrotróficos (pobres em nutrientes). De facto há vinte anos atrás encontrava esta planta com facilidade, e hoje nem tanto. A L. amethystea ocupa o mesmo habitat mas atinge o seu óptimo fitossociológico, parece-me, em prados anuais, abertos pelo fogo, em solos com alguma argila. Este habitat também está em regressão com o avanço dos matos altos (giestais) e do bosque. A L. triornithophora parece-m estar em expansão, porém muito lenta. Não tenho uma ideia clara sobre as tendências populacionais actuais da L. caesia.

    ResponderEliminar
  6. Bela imagem!
    As Linarias, mesmo havendo várias muito delicadas, têm um forte potencial ornamental.

    ResponderEliminar
  7. São muito ornamentais sem dúvida! Espero colocar neste blog mais algumas imagens de linárias.

    ResponderEliminar