terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Verde e amarelo

A primeiras geadas outonais aceleram e coordenam a senescência e a queda das folhas. O frio queima as folhas, ainda funcionais, das árvores e dos arbustos caducifólios (de folha caduca), que transitam de um verde clorofilino para um castanho escuro em poucos dias, tombando no solo pouco depois. Geadas violentas muito precoces, pelo contrário, podem reter, ainda que secas e pendentes, as folhas nas copas por longo tempo. Frios antes da chuva, cerceiam a retoma da produção de erva nos lameiros (prados perenes seminaturais meso-higrófilos), e atrasam a germinação e a acumulação de biomassa das plantas anuais que colonizam as clareiras dos matos baixos (urzais e estevais) e os restolhos dos cereais. Assim tem acontecido, amiude, na última década, no interior norte e centro de Portugal continental. Em quinze dias as árvores despem-se de folhas, e a paisagem escurece até ao final do Inverno.
Este ano, não! O Outono foi invulgarmente quente, e a chuva suficiente. Por essa razão, dominam a paisagem o verde dos lameiros e dos prados anuais, e os amarelos e os castanhos das árvores caducifólias. As folhas tardam em cair.


Burga (concelho de Macedo de Cavaleiros)


Lamas de Podence (concelho de Macedo de Cavaleiros). N.b. lameiro abandonado.


As cores fortes do nascer do sol (08h00m) na ponte do Remisquedo (linha do Tua), Rebordãos (concelho de Bragança). N.b. em cima, no lado direito, uma talhadia de castanheiro (Castanea sativa, Fagaceae) e, mais abaixo, um bosquete de Quercus pyrenaica (Fagaceae) «carvalho-negral»; lá no alto, no cocuruto do monte, terras de cereal abandonadas colonizadas por um giestal heliófilo (exigente em luz) de Cytisus striatus (Fabaceae) «giesta-amarela» e C. multiflorus (Fabaceae) «giesta-branca», com Quercus dispersos, árvores estas que, mais tarde ou mais cedo, acabarão por expulsar as giestas.

Não me lembro de um Outono assim ...

5 comentários:

  1. Nos arredores de Bruxelas extende-se a 'forêt de Soignes' um dos maiores bosques de Fagus sylvatica da Europa (a baixa altitude, contrariamente às fagedas dos Pirineus); há dois anos atrás o Outono foi tão clemente que as folhas amareleceram mas permaneceram nos ramos sem cair. Como consequência, quando houve os nevões muitos ramos não aguentaram o peso da neve que era retido pelas folhas e quebraram-se.

    ResponderEliminar
  2. Cristina, com o seu comentário oferece-nos um excelente exemplo de uma importante vantagem adaptativa da caducifolia.

    ResponderEliminar
  3. Olá, muito bonitas estas fotos. Minha familia deixou em Lamas uma casa fechada e nunca mais pode voltar por uma questão de doenças e falecimentos. Será que seria possível localizar este endereço através dos nomes, ou tentar resgatar alguma história que tenha ficado perdida em lugar tão maravilhoso? Se puder me ajudar, por favor entre em contato. srvergueiro@yahoo.com.br. Abraços!!!

    ResponderEliminar