domingo, 6 de dezembro de 2009

Hypochaeris radicata e Andryala integrifolia (Asteraceae)

Duas das plantas com flor mais comuns em Portugal Continental, fotografadas na semana passada numa estação de serviço no IP4:


Hypochaeris radicata (Asteraceae). Planta frequente, por exemplo, em muros e margens de caminho com alguma humidade, leitos de cheias, tojais e urzais-tojais temperados, e em lameiros (prados perenes semi-naturais meso-higrófilos)


Andryala integrifolia (Asteraceae). Espécie muito abundante em habitats ruderais (margens de caminhos), como infestante de cereais, em lameiros de secadal e em clareiras de matos baixos (e.g. estevais)

Além de extraordinariamente frequentes, a H. radicata e a A. integrifolia têm em comum uma enorme plasticidade ecológica (ocupam habitats muito diversos) e o facto de florirem todo o ano.
As plantas abundantes, de grande área de distribuição, nem sempre são fáceis de identificar. Por exemplo, para conseguir uma identificação positiva de H. radicata pode ser necessário observar frutos maduros e/ou a raiz, porque esta espécie tem uma morfologia muito plástica (muda radicalmente de forma consoante o habitat).

2 comentários:

  1. São 2 fotos belíssimas de 2 compostas fantásticas!
    Efectivamente, nem sempre é facil distingui-las de plantas de outros géneros próximos (Hieracium, Crepis, Leontodon, Scorzoneroides)...

    zg

    ResponderEliminar
  2. Até numa estação de serviço consegue encontrar plantas e escrever notas! (eu costumo ir a correr tomar café..)

    ResponderEliminar