quinta-feira, 18 de março de 2010
Linaria haenseleri (Plantaginaceae)
Continuando com a nobilíssima tribo das Antirríneas e com as linárias de flor amarela, aqui fica uma imagem da rara e primaveril Linaria haenseleri Boiss. & Reut. (Syn.: Linaria oblongifolia subsp. haenseleri (Boiss. & Reut.) Valdés), obtida na excelente Rocha da Pena (alt. c. 460 m), uma das pérolas do magnífico Barrocal algarvio (concelho de Loulé) e um endemismo peninsular (vd. aqui).
Esta pequena erva anual pode-se encontrar no seio da aliança Brachypodion distachyae, de acordo com os mestres fitossociólogos Pinto Gomes & Paiva Ferreira (vd. aqui).
Esta aliança pertence à ordem Brachypodietalia distachyae Rivas Mart. 1978 (ou Thero-Brachypodietalia), e à classe STIPO CAPENSIS-TRACHYNIETEA DISTACHYAE Brullo 1985, formada por vegetação anual neutrófila e xerófila de solos calcários oligotróficos e de litossolos sobre rochedos calcários (SYNSYSTÈME DE LA FRANCE).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que bela planta, ZG! Obrigado por partilhares connosco o teu saber, e o teu valiosíssimo arquivo fotográfico.
ResponderEliminarMuito obrigado, Carlos! Ainda bem que gostaste!
ResponderEliminarNa foto também se pode observar a presença de uma formiga da Rocha da Pena, mas não me atrevo a tentar identificá-la!
Obrigado ao autor e a todos que me têm posto aqui sentado a ler e ver as linárias mas não só. Sei que o Paulo A. adora linárias e já me ajudou a identificar parte da meia dúzia que já fotografei.E é sempre um fascínio de cor e de interrogação avaliar a capacidade dos insectos que as possam polinizar; infelizmente só ainda consegui fotografar a polinização insectívora de um antirrhino(junto R. Alágon,p Gredos), mas lá chegarei.
ResponderEliminarObrigado pela panóplia d conhecimentos que me tem permitido alargar os meus mais que modestos conhecimentos.
Obrigado. Carlos Silva
Muito obrigado pelo comentário!
ResponderEliminar