quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os sabugueiros (Adoxaceae)

O sabugueiro (Sambucus nigra) é um arbusto alto de ramos flexíveis e folhas compostas, frequente no interior de Portugal continental em quintais abandonados, caminhos sombrios, orlas de bosques ripícolas e sebes.

Sambucus nigra nas margens do rio Fervença (Bragança)

É tão agradável nestes dias quentes de final de Primavera sentir, pelo fresco da manhã, o odor a erva-doce libertado pelas flores deste arbusto!

Flores e folhas de Sambucus nigra. N.b. flores brancas, pequenas, organizadas em grandes inflorescências +/- planas; folhas compostas com um número ímpar de folíolos (folhas penaticompostas imparifolioladas)

Está na moda consumir frutos maduros - bagas de cor negra - de sabugueiro, parece que são ricos em anti-oxidantes. A exportação de baga de sabugueiro para a Alemanha é uma importante actividade económica em muitos dos concelhos do Douro Sul; e.g. Armamar, Tarouca, Moimenta da Beira, Lamego e Tabuaço.

Em Portugal continental ocorre uma segunda espécie do género Sambucus: o S. ebulus. Trata-se de uma erva-alta, pontual em Trás-os-Montes e no Alto-Alentejo em margens de caminhos, muros e nas orlas de prados ou de bosques húmidos com solos fundos, húmidos, ricos em azoto mineral e em argila.

Sambucus ebulus

O S. lanceolata é um endemismo madeirense morfologicamente semelhante ao S. nigra (distingue-se por ter folhas glabras e frutos amarelados). Com algum esforço pode ser observado nas linhas de água que sulcam a laurissilva do til (Ocotea foetens, Lauraceae) (laurissilva das nuvens).

Sambucus lanceolata 

As Floras clássicas colocam os Sambucus nas Caprifoliaceae, à semelhança dos géneros Lonicera (madressilvas), Viburnum e Leycesteria. Os autores do Sistema APG II transferiram recentemente o género Sambucus, assim como o género Viburnum, para a família Adoxaceae (vd. aqui).
[fotos C. Aguiar]

4 comentários:

  1. Excelente post!! E muito útil!
    Parabéns!!

    zg

    ResponderEliminar
  2. Belo post, de facto. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Está muito bom este post! Parabéns!
    Tenho 2 perguntas: como se distingue o S. nigra L. do S.ebulus L.? E o que quer dizer o 'L.' à frente da espécie?

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo, desculpe mas só agora li este seu comentário. O S. nigra é um arbusto grande, bem maior que um homem, com muitos ramos, de disposição "caótica". O S. ebulus é uma erva alta, cuja parte aérea decai chegado o Inverno; raramente ultrapassa o 1,5m de altura.
    O "L." é uma abreviação de "Carlos Lineu"; refere quem primeiro descreveu a espécie.

    ResponderEliminar