sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rubus vagabundus (Rosaceae)

Para identificar Rubus é essencial entender a sua fenologia. No início da Primavera estas plantas emitem a partir da base caules longos, flexíveis, não ramificados, arqueados, estéreis (sem flores) e, geralmente, de curta duração (3-4 anos), designados por turiões. Na Primavera seguinte alguns meristemas axilares dos turiões são activados e produzem ramos férteis (com flores), erectos, determinados (culminam numa inflorescência) e relativamente curtos. Os meristemas activados, como acontece na videira, situam-se nos nós mais distantes do solo. Como os turiões desenham um arco alargado, os caules férteis geralmente inserem-se nos nós da face oposta ao solo do segmento de turião que marca a inflexão deste em direcção ao solo.
Os Rubus, portanto, produzem flores (e frutos) em ramos com dois anos. Por essa razão nas plantações de framboesas (Rubus idaeus) os turiões com dois anos (que produziram ramos férteis com flores e frutos) são eliminados (por poda) durante o repouso vegetativo.

O Rubus vagabundus é outra espécie de «silva» relativamente fácil de identificar (vd. este post). Caracteriza- se por possuir turiões pejados de pequenos acúleos muito aguçados e homogéneos, mesclados com glândulas pediculadas (com um pé mais ou menos longo e rígido) amarelas e vermelhas e pêlos geralmente simples. Tem preferência por orlas de bosque mas entra, com alguma facilidade, em margens de caminhos em territórios de baixa hemerobia (influência humana). Importante: endemismo do Norte da Península Ibérica descrito por Gonçalo Sampaio em 1904.


Rubus vagabundus (Rosaceae) [Bragança, Serra de Nogueira; foto C. Aguiar]

3 comentários:

  1. Getting better all the time, as The Beatles (Paul) said!!

    http://www.youtube.com/watch?v=futxIzHLcuM&feature=related

    zg

    ResponderEliminar
  2. It's a wonderful species!!

    ResponderEliminar
  3. Tenho acompanhado o Blog e tem sido um verdadeiro prazer ler os diferentes textos.

    Fiquei especialmente contente com estes posts dos Rubus. Sim, são "terrores" mas ao mesmo tempo são plantas aliciantes! Ao princípio não lhes ligamos muito, parecem quase sempre os mesmos e todos dizem ser complicados de diferenciar. Depois, o desafio e alguma persistência trazem os seus frutos e tornam viciador a procura pelos pormenores e por diferentes espécies... tudo junto com muita frustração :-) !

    Muitos parabéns pelo Blog e obrigada por compartilhar essa paixão pelas plantas de forma tão simples e, ao mesmo tempo, tão enriquecedora.

    ResponderEliminar