sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cuscuta epithymum (Convolvulaceae)
















Hoje vamos mostrar outro dos mais belos parasitos da flora de Portugal, a Cuscuta epithymum (L.) L. (= Cuscuta europaea L. var. epithymum L. [basiónimo]), que é conhecida pelos curiosos nomes vernáculos "cabelos", "cúscuta", "enleios", "linho de cuco" e "linho de raposa"!
Esta erva anual tão interessante pode ser considerada um pequeno "vampiro vegetal", pois vive e alimenta-se de diversos hospedeiros como os tojos, os tomilhos e muitas outras espécies, ocorrendo sobretudo em matos, de cariz mediterrânico ou temperado.

7 comentários:

  1. Em meia dúzia de linhas uma concisa e fascinante história natural. Que metáfora fantástica, esta dos pequenos "vampiros vegetais"!
    Embora as Cuscuta sejam frequentes no campo, é preciso alguma atenção, saber ao que se vai, para as identificar no meio de tanto verde, e de tanto resíduo vegetal.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo simpático comentário!
    A expressão "vampiros vegetais" é curiosa mas já não é nova - já a tinha encontrado algures!

    ResponderEliminar
  3. A Cucuta parasita Ulex minor na segunda foto e um Thymus, Th. caespititius?, na terceira. Na primeira parasita um trovisco, Daphne gnidium?

    ResponderEliminar
  4. Exactamente! Daphne gnidium, Ulex minor e Thymus caespititius são os arbustos (ou subarbustos) parasitados nestas três fotos!

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Fotografei-a há pouco,e pu-la no blogue da trepadeira,a parasitar "Foeniculum vulgare".
    Aqui,no Vale do Mondego,junto a Guarda,é rara.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Pois, na Beira Alta esta planta é bastante comum, cuscutando sobretudo os arbustos e sufrútices dos matos!
    Cordial abraço,
    ZG

    ResponderEliminar
  7. Olá. Identifiquei essa planta parasita num canteiro de Amaranthus, em Barcelos. Trabalho na área da produção de plantas e espaços verdes e foi a 1ª vez que a observei aqui na zona.
    Abraços,
    A. Vasconcelos

    ResponderEliminar