sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Linaria triornithophora (Plantaginaceae)















Vamos hoje apresentar duas fotos (a forma triornithophora (típica) e a forma albiflora Pinto da Silva) da belíssima Linaria triornithophora (L.) Cav., a "erva dos três passarinhos", assim conhecida por aparentar ser portadora de 3 ou 4 (ou mais) passarinhos - as suas extraordinárias flores personadas e longamente esporoadas. Nas suas corolas bastante fechadas podem penetrar insectos, que se presume poderem desempenhar uma útil função polinizadora.
Esta espécie costuma encontrar-se em orlas florestais e de matos: aliança Linarion triornithophorae Rivas-Martínez, T.E. Díaz, F. Prieto, Loidi & Penas 1984, pertencente à ordem Origanetalia vulgaris Th. Müll. 1962 e à classe Trifolio-Geranietea Th. Müll. 1962.
Trata-se de um endemismo exclusivo da Península Ibérica.

7 comentários:

  1. Sem dúvida uma das mais glamourosas plantas da flora portuguesa.

    ResponderEliminar
  2. Inteiramente de acordo! E, felizmente, não é rara no Norte e Centro do País, incluindo a Serra de S. Mamede.

    ResponderEliminar
  3. Não vem muito a propósito o meu comentário, e até chega um bocado tarde. Mas é que gosto muito de linárias, e chateia-me ter encontrado uma que, por falta de elementos de consulta, não consigo identificar com toda a certeza. Pedia-lhes o favor de confirmarem se estas fotos (tiradas na Torreira, ria da Aveiro) são realmente da Linaria bipuncta.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. É uma bela planta e uma bela foto - lembra bastante a Linaria spartea, mas poderá perfeitamente ser outra espécie...
    Pode ser que apareça por aqui algum especialista, quem sabe...

    ResponderEliminar
  5. A primeira foto também está óptima! De acordo com o que diz o Prof. Franco, no vol. II da Nova Flora de Portugal, poderá muito bem ser a Linaria bipunctata...

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado pela ajuda. Deve ser mesmo a Linaria spartea, pois o formato das sépalas, estreitas e com uma pintinha negra nas pontas, parece ser característico. O curioso é que já tinha encontrado a Linaria spartea no vale do Tua, e nessa altura reconheci-a sem dificuldade, pois formava uma espécie de moita, em vez de ser uma planta isolada, como neste caso. Mas vendo os detalhes à lupa as plantas parecem de facto ser iguais.

    ResponderEliminar
  7. A Linaria spartea é uma espécie comum em Lu, conhecida por "avelino" ao que parece, e pode encontrar-se em habitats muito diversos...

    ResponderEliminar