quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Taxus baccata (Taxaceae)















Querendo também comemorar devidamente o 1º aniversário deste blog notável, aqui ficam duas imagens (uma delas proveniente da Serra do Caramulo, na Beira Alta, concelho de Tondela, em local granítico) de uma árvore tão curiosa como rara em Portugal: o teixo, Taxus baccata L. (Taxaceae, Pinopsida).
Esta árvore invulgar encontra-se presente em diversos nomes portugueses como Teixeira e Teixoso, assim como em antigas lendas e práticas religiosas tradicionais, tendo sido utilizada para a confecção de arcos, entre muitos outros usos, como se pode consultar por exemplo aqui.

7 comentários:

  1. Já comi os arilos de Taxus baccata e digo-vos que são bem agradáveis, têm uma textura viscosa e um sabor doce, algo resinoso. Cuidado com as sementes que são mortais.

    ResponderEliminar
  2. É curioso que o teixo parece ser a primeira gimnospérmica que aparece aqui no blog!

    ResponderEliminar
  3. esta população de Teixo é autóctone da serra do Caramulo ou é possivel que seja naturalizada? Quão extensa é ela?

    ResponderEliminar
  4. Penso que é um único exemplar e suponho que seja espontâneo e muito antigo...

    ResponderEliminar
  5. Formidável. De facto nunca tinha ouvido falar de teixo nessa Serra.
    Também já ingeri os arilos do teixo, mas confesso que nem me lembro do sabor, tal era o medo de engolir a semente!
    A propósito, uma vez também comi as escamas estéreis carnudas de Podocarpus, uma outra gimnospérmica algo bizarra, do hemisfério sul. É muito curiosa a morfologia e génese daquele "fruto" (salvo seja). É como se fosse uma pinha só com uma escama fértil, e todas as outras escamas (estéreis) se tornam carnudas na maturação, parecendo que "a semente está pendurada fora do fruto". O conjunto lembra, em termos de aspecto, o fruto do caju, Anacardium occidentale.

    ResponderEliminar
  6. Podiam limitar-se a comer morangos; embora os do mercado sejam hexaploides de origem americana, pelo menos são mais seguros...

    ResponderEliminar
  7. A Camara Municipal ou o ICNF deviam reproduzir este individio,por estacaria,e depois plantar varios pela zona, a fim de aumentar a area ocupada pela especie....

    ResponderEliminar