domingo, 21 de março de 2010

Chamaemelum fuscatum (Asteraceae)

Chega o mês de Março e os olivais da Terra-Quente transmontana vestem-se de branco:

Olival invadido por Chamaemelum fuscatum (Asteraceae)

O responsável por esta repentina explosão de Primavera é o Chamaemelum fuscatum (Brot.) Vasc., um singelo malmequer anual, descrito sob o nome Anthemis fuscata pelo grande botânico Félix de Avelar Brotero [1744-1828], e recombinado no género Chamaemelum por outro não menos notável botânico lusitano, o Prof. João de Carvalho e Vasconcellos [1897-1972].

Chamaemelum fuscatum (Asteraceae)

O Ch. fuscatum pode ser confundido com o vulgar Anthemis arvensis. Para os distinguir há que romper o capítulo (inflorescência característica das asteráceas) e observar as brácteas interflorais. Conforme podem constatar na figura que se segue, as brácteas interflorais no Ch. fuscatum têm a extremidade distal (ápice) fusca (escura); no A. arvensis são hialinas (quase transparentes).

Flores tubulosas de Ch. fuscatum, axiladas por brácteas interflorais enegrecidas no ápice. As flores liguladas, de cor branca, foram retiradas para facilitar a fotografia
[fotos CA]

2 comentários:

  1. Ainda hoje admirei cenário idêntico bastante mais a sul, em olivais do concelho de Ansião (Beira Litoral). Tratar-se-á do mesmo malmequer? O aspecto é o mesmo, mas, como o Carlos muito bem exemplifica no seu texto, as primeiras impressões podem ser enganadoras.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo, possivelmente trata-se da mesma espécie. Mas nunca se sabe. O seu comentário fez-me recordar o Engº Pinto da Silva. Nas poucas vezes que convivi com este mais do que ilustre botânico, reparei que nunca dizia "esta planta é ...", mas sim "esta planta parece-me ...". Por alguma razão o fazia!

    ResponderEliminar