quinta-feira, 26 de março de 2009

Cereais de outros tempos

Recentemente, contaram-me que o Fagopyrum esculentum «trigo-sarraceno» ainda era cultivado nos anos 50 no concelho de Vinhais. Certamente, também o seria noutros concelhos nordestinos. O F. esculentum perdeu-se porque tem várias desvantagens: produz pouco, o teor em farelo é muito alto e a maturação dos frutos dá-se de forma irregular. Depois é difícil de mecanizar. Actualmente, diz-se que poderá ser interessante cultivá-lo, por exemplo na vizinhança de pomares, para atrair insectos auxilares. Vai para seis anos encontrei uma pequena população assilvestrada de Fagopyrum esculentum na Ilha de S. Jorge.


Fagopyrum esculentum (Polygonaceae) [foto C.Aguiar]

A Setaria italica «milho-paínço» é citada pelos botânicos dos finais do séc. XIX, início do séc. XX. Parece que a sua memória se perdeu em Trás-os-Montes.


Setaria italica (Poaceae) [foto C.Aguiar]

3 comentários:

  1. Olha que blog tão simpático. Gosto das fotografias e gosto ainda mais que as fotografias venham com informação sobre as espécies. Continuem, por favor!

    Em minha casa havia uma coisa chamada milho-paínço, que se usava para fazer vassouras, mas nao tenho a certeza de que seja a mesma espécie. Segundo a minha mãe, que é de Pedrógão Grande (Beira Litoral) havia uma única pessoa na terra dela que plantava, mas na terra do meu pai (Maçedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes) era muito comum até ser suplantado pelas vassouras de plástico. A minha mãe ainda tem da variante transmontana no quintal dela, que vai plantando para dar aos pardais.

    ResponderEliminar
  2. Ana, fiquei curioso. Será que um dia destes me poderá enviar uma fotografia da planta que a sua mãe chama "milho-painço"? Os nomes vulgares dizem pouco porque já ouvi chamar painço ao Sorghum bicolor «sorgo». O meu endereço é: cfaguiar@ipb.pt.

    ResponderEliminar
  3. Ola'. Eu nao estou em Portugal e os meus pais ainda nao chegaram 'a era digital, pelo que so' poderei tirar uma foto quando os visitar no mes que vem. Nessa algura mando-lha...

    ResponderEliminar