segunda-feira, 16 de março de 2009

O "abominável mistério" de Darwin



http://historiablog.files.wordpress.com/2008/11/darwin1.jpg

Na literatura botânica, a descrição da origem da flor e, por conseguinte, a emergência das plantas com flor, é sistematicamente rematada com um taxativo “abominable mystery”, extraído de uma carta dirigida por Ch. Darwin ao seu amigo, e grande botânico victoriano, Sir Joseph Hooker. Regra geral, o "abominável mistério" de Darwin é metaforicamente utilizado para expressar as dificuldades que persistem na clarificação da história evolutiva das plantas com flor.
Num artigo recentemente publicado no Am. J. Botany, William E. Friedman esclarece o que Darwin pretendia com o “abominable mystery” da sua famosa carta a J. Hooker
. Ao que parece Darwin estava surpreendido, ou mesmo incomodado, com a fulgurante emergência das plantas com flor no registo fóssil cretácico. Tamanha rapidez indiciava que a evolução poderia desenrolar-se de forma saltacional, algo que não aderia à forma gradualista como Darwin entendia a dimensão tempo na evolução. Como dizia Darwin "natura non facit saltum", a natureza não dá saltos.

4 comentários:

  1. Como se não chegasse "a evolução por selecção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida", desejar que tivesse escrito em 1850 também o que Ernst Meyer, Niles Eldrege e Stephen Jay Gould escreveram acerca dos punctuated equilibria era demais! :-)

    ver: http://www.stephenjaygould.org/library/mayr_punctuated.html

    Às vezes, a escalada do Monte Improvável requer uns saltos de sete léguas!

    ResponderEliminar
  2. http://www.pnas.org/content/101/7/1904.full.pdf+html

    ResponderEliminar
  3. Este video esplica,é meio rudimentar mas é bom : https://youtu.be/Un8vkGkHoz4

    ResponderEliminar
  4. Este video esplica,é meio rudimentar mas é bom : https://youtu.be/Un8vkGkHoz4

    ResponderEliminar