segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O castanheiro e a castanha, outra vez

Duas semanas de geada e secura retiveram a castanha nos ouriços, e os ouriços nas árvores. Alguns agricultores, preparavam-se já para pulverizar a copa dos castanheiros com água, a fim de promover uma queda uniforme dos ouriços e a expulsão da castanha. Dois homem, um tractor, uma cisterna a reboque e uma pistola de pulverização, ou um homem e um tractor com um atomizador acoplado aos três pontos são suficientes para a operação.
Felizmente nos últimos três dias choveu com abundância.
Hoje está um belíssimo dia de sol. A castanha cai em força. Nos soutos a azáfama é grande: gente amarrada ao chão apanha castanha para sacas de adubo ou de batata-semente, drenadas para os armazéns da cidade em carrinhas de caixa aberta.
No passado recente ninguém se atreveria a trabalhar no Dia de Todos os Santos. Os tempos são outros!

A) B)
 A) Ouriço aberto depois da castanha tombar ao solo; n.b. as quatro valvas características dos ouriços de Castanea e as três cicatrizes deixadas por cada uma das castanhas. B) Ouriços acabados de abrir em consequência das chuvas de ontem (mais informação sobre a morfologia floral do castanheiro aqui e aqui).

Alguns números que certamente alguns dos leitores deste blog gostarão de saber:
  • Um castanheiro dos grandes produz mais de 200 kg de castanha;
  • Um bom souto de castanhas pode produzir 15 T/ha de castanha;
  • Um homem pode colher 200 kg/dia, mas à jorna raramente ultrapassa os 150-180 kg/dia;
  • Uma saca de adubo com castanha pesa cerca de 40 kg;
  • Este ano a castanha está a ser paga entre 1 a 1,5 euros/kg; as variedades de castanha grande e precoce (e.g. 'Judia') são as mais bem pagas;
  • A jorna está a 45-50 euros;
  • A colheita da castanha custa, em média, 0,3 euros/kg; os grageios e o transporte oneram com mais 0,2 euros/kg o preço da castanha.
Sendo a castanha "o ouro da Terra Fria transmontana" por que razão dados quantitativos, como estes, são tão difíceis de obter? Mais ainda. Por que é tão parca em informação agrícola a internet? Por que escasseiam nos livros números fiáveis relacionados com a agricultura, às escalas local e regional?
As fotos de plantas endémicas disponíveis na net são melhores e mais variadas do que de muitas plantas agrícolas. É mais fácil conseguir listas de plantas do que descrições satisfatórias de sistemas de agricultura. Há mais informação etnobotânica publicada do que etnoagrícola. As práticas festivas tradicionais das sociedades camponesas estão descritas com mais pormenor na bibliografia do que o dia a dia agrícola e pastoril.
Este enviesamento é impróprio e reflecte o crescente afastamento das economias e das sociedades modernas das suas bases produtivas. E a agricultura é tão ou mais interessante do que a botânica!

7 comentários:

  1. Excelentes fotos e um texto bem interessante!

    ResponderEliminar
  2. Pois é. A agricultura foi alvo de ataques sistemáticos nas últimas duas a três décadas. Olhando para trás, não tenho dúvidas que se tratou de um assalto à independência do país. Alguns agrónomos viraram-se para a botânica, a entomologia, o paisagismo, como forma de manter a sanidade mental. Outros permanecem nas teias da burocracia. Felicidades.
    Fátima Freitas

    ResponderEliminar
  3. Um post muito interessante em todos os seus aspectos.. científico, social e prático!

    AJC

    ResponderEliminar
  4. Bela árvore e belo post.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde ,gostei muito de ler o seu texto e verifico que percebe de castanheiros .muitobém .
    possui um pequeno souto de castanheiros e agora de momento estou com um problema .No tronco das árvores que por acaso só têem 6 anos está a aparecer partes seca Pergunto será cancro :Sendo pode-me dar uma dica se fizer favor para a cura .outra pergunta para que o castanheiro tome copa rápida o que devo fazer Se souber ajude-me por favor


    Com os meus respeitosos cumprimentos

    José Bártolo

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Tambem aqui há alguns anos, senti o mesmo.
    Por isso resolvi, só porque adoro castanhas e castanheiros, e tenho um pequeno souto numa montanha quase abandonada, criar o site www.filipe.com de modo a poder juntar toda a informação disponível sobre castanhas e castanheiros, de modo a ajudar outros como nós que adoramos este fruto e para divulgar ao mesmo tempo a nossa castanha por esse mundo fora.
    Abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    estou a iniciar um projecto agricola em trás-os-montes, precisamente, produção, apanha, valorização e exportação de cartanha, sem dúvida que este post é um bom resumo.

    ResponderEliminar