segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Linaria aeruginea (Plantaginaceae)














Para começarmos o mês de Fevereiro da melhor maneira (a Primavera aproxima-se), nada como uma linária, uma das mais belas plantas da flora de Portugal: Linaria aeruginea (Gouan) Cav. = Antirrhinum aerugineum Gouan (basiónimo), que actualmente já não é uma escrofulariácea, mas continua a ser uma linária e uma antirrínea!
Este raro endemismo ibérico encontra-se por vezes perto do rio Douro, em locais herbosos das suas margens e também em taludes xistosos e nas vinhas das encostas durienses. Também é possível encontrá-la no pequeno (embora fascinante) castelo de Rebordãos, situado na serra do mesmo nome, muito perto da cidade de Bragança.
Citando o Carlos Aguiar (2001: p. 250), este casmófito muito raro pode encontrar-se "sobre rochas ultrabásicas; raramente em comunidades pioneiras de leptossolos líticos, no mesmo tipo de substrato. (Rumici indurati-Dianthion lusitani, Armerion eriophyllae)" - a variedade aeruginea (Rouy) Samp.;
e ainda em "Taludes pouco nitrofilizados, menos vezes em clareiras de matos heliófilos. (Alysso granatensis-Brassicion barrelieri)" - a variedade atrofusca (Rouy) Samp.
Parece-me que a foto acima apresentada, obtida em Abril de 2009, a sul do rio Douro, num talude xistoso, corresponderá à variedade típica: Linaria aeruginea var. aeruginea.

6 comentários:

  1. Quando aqui mostram linárias sinto-me sempre obrigado a comentar. Esta é sem dúvida uma jóia. (A L. triornithophora também é, mas, sendo incomparavelmente mais fácil de encontrar, não provoca a mesma emoção.)

    Não me pode dar indicações mais precisas de onde a encontrou nas margens do Douro? Se, por cautela, não quiser fazê-lo na caixa de comentários, muito lhe agradecia que me escrevesse para pvaraujo(at)sapo.pt. Garanto que não faço colheita de plantas ou de sementes. Só quero mesmo vê-las ao vivo.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. A cor é de facto surpreendente. Bela foto.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço os comentários! O castelo de Rebordãos é uma localização muito precisa. Quanto aos locais próximos do Douro, penso que há vários, sobretudo em taludes xistosos, embora também possa aparecer em granitos. Espero voltar a este assunto mais tarde.
    Entretanto ficam aqui muitas maravilhas:
    http://www.florasilvestre.es/mediterranea/pajaritas.htm

    ResponderEliminar
  4. O lábio inferior das Linaria é constituído por três pétalas soldadas entre si (concrescentes): a tua foto oferece uma imagem muito clara disso mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Olá ZG
    Sabia deste teu post ..mas dificilmente me colocaria ao caminho para a tentar encontrar; mas colocando-me ao caminho para ver e fotografar o que veja ..esta viu-me e eu vi-a, ontem, junto a S. Cristóvão do Douro; e em flor, em Outubro. E estimei perto de 50 espécimes, dez dos quais em flor.
    Que bela aparição ..mesmo que o Sol de Outubro não tenha sequer dançado muito no horizonte. Belíssima.
    E o curioso ..é que em algumas flores, no topo, na cabeça do lábio inferior aparecia uma belíssima tonalidade amarela ..suponho que para atrair alguns insectos.
    Já remeti informação e fotos ao Flora On e ao Naturdata, assim como vos deixo aqui esta nota (a exemplo do que fiz no 'Dias com árvores').

    Abraço
    Carlos M.Silva

    ResponderEliminar