segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Iris foetidissima L. (Iridaceae)

 

Fotografámos ontem (11.X.2020) em Coimbra (BL), uma cápsula aberta com as sementes globosas vermelhas bem visíveis de Iris foetidissima L. (Iridaceae), um endemismo da Região Mediterrânica e da Europa Ocidental e uma belíssima Iridácea que é relativamente comum no CW. calc. (Centro-Oeste calcário), uma região que fica na região litoral centro de Portugal continental (Lu), e na qual se inclui uma boa parte do distrito de Coimbra. A abertura das cápsulas e a libertação das suas sementes maduras parece ser um fenómeno característico do Outono, estação do ano na qual ocorre a maturação de diversos frutos, assim como a queda de numerosas folhas.  

4 comentários:

  1. OLÁ!!! Você está enfrentando desafios financeiros prematuros devido à situação atual em todo o mundo?

    Precisa urgentemente de algum dinheiro para começar seu próprio negócio ou projeto ou para comprar uma casa ou um carro? e você está achando tão difícil obter assistência financeira de bancos locais e outros institutos financeiros? Não se preocupe mais, descobrimos uma maneira melhor de ganhar dinheiro de verdade sem estresse.

    Você sabia que existe um cartão chamado "Cartão ATM em Branco"? Você sabia que com este cartão em sua posse você pode sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico de banco em todo o mundo?

    Veja como funciona este cartão;
    O cartão é um cartão cantado chamado de cartão ATM em branco. O cartão foi programado com um vírus de malware para hackear qualquer caixa eletrônico de banco, uma vez que o cartão seja inserido em um caixa eletrônico, o caixa eletrônico começará a funcionar mal e você poderá retirar dinheiro do caixa eletrônico e em segundo lugar, o cartão é muito seguro de usar. Isso não é incrível?

    Para saber mais sobre o cartão e como ele funciona, entre em contato conosco pelo e-mail abaixo: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou escreva para mim diretamente no WhatsApp / Telegram: +17727746806

    A vida é correr riscos, o sucesso não vem ficando ocioso, o sucesso vem quando você dá aquele passo ousado, vou aconselhar quem está lendo este post para aproveitar esta oportunidade e ficar rico.

    Nota: Somos diretos, confiáveis ​​e confiáveis. Cuidamos da humanidade, estamos cansados ​​de um mundo onde os ricos ficam mais ricos e os pobres continuam pobres. Use esta oportunidade agora para ficar rico e permanecer rico. Este cartão é muito acessível.
    Conteúdo-me via: E-mail: (imaculateblankatmcard@gmail.com) ou WhatsApp / Telegram: +17727746806

    Prestamos outro tipo de serviços

    ResponderEliminar
  2. Estou muito feliz, sou um testemunho vivo. Recebi meu cartão ATM em branco na semana passada
    dos hackers de Wesley Mark. No começo quando fiquei em dúvida.
    Então decidi fazer um teste para minha surpresa o cartão foi entregue, eu
    fui testá-lo no caixa eletrônico. Fiquei chocado quando usei para sacar
    $ 2.000 e agora retirei $ 20.000 no total.
    O cartão é real, estou tão feliz, obrigado Wesley Mark hackers.
    Se estiver interessado, você pode enviar um e-mail para wesleymarkhackers@gmail.com
    WhatsApp em +19379917481

    ResponderEliminar
  3. Tudo graças a Kevin Poulsen por este cartão ATM programado. Com este cartão, posso fazer saques diários de $ 3.000 e também comprar produtos online. este cartão é válido por 6 meses.
    Se pretender este tipo de cartão multibanco por favor contacte:
    E-mail: kevinpoulsenhackers595@gmail.com
    Whatsapp: +1 (928) 2727056

    ResponderEliminar
  4. Olá, você está com alguma dificuldade financeira? Quer dar um impulso à sua vida? Um cartão ATM em branco da IMACULATE é o que você precisa agora para viver uma vida confortável. Deixe-me apresentar-me.

    Meu nome é Bruno Santos da Silva, sou brasileiro e trabalho com um grupo de hackers nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, desenvolvemos um cartão denominado CARTÃO ATM EM BRANCO. Com este cartão em sua posse, você poderá sacar entre 5.000 e 20.000 diariamente em qualquer caixa eletrônico.

    Ah, sim, é verdade. O cartão ATM em branco é um cartão cantado que pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico em todo o mundo. Esses cartões vêm em Visa/MasterCard. Portanto funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa/MasterCard. E não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Muita gente ainda não conhece o desenvolvimento do CARTÃO ATM EM BRANCO. Para mais informações sobre como adquirir este cartão, você pode nos escrever através de:
    E-mail: immaculateblankatmcard@gmail.com
    Escreva-me diretamente no WhatsApp: +17207831277

    Esta é uma chance para você ficar rico, aproveite esta oportunidade agora e também prestamos outros tipos de serviços de hacking.
    Nota: Por favor, apenas pessoas sérias.

    ResponderEliminar