terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Chamaemelum fuscatum (Brot.) Vasc. (Asteraceae = Compositae)

Com os nosso votos de Bom Natal e Feliz 2022, aqui fica esta bela composta, que forma um pequeno "mar" em flor, mesmo na época fria, em Vila Cova do Covelo (BA: Penalva do Castelo), 29TPF1803, alt. ca. 550 m, em 18.XII.2021 (2 fotos muito interessantes gentilmente cedidas por M.G. Pereira), parece-nos ser Chamaemelum fuscatum (Brot.) Vasc. in Anais Inst. Vinho Porto 20: 276. 1967 = Anthemis fuscata Brot., um endemismo da Região Mediterrânica Ocidental (http://ww2.bgbm.org/EuroPlusMed/PTaxonDetail.asp?NameCache=Chamaemelum%20fuscatum&PTRefFk=7000000), bastante comum em Portugal continental, distribuída em quase todo o País (https://flora-on.pt/#1Chamaemelum+fuscatum)

1 comentário:

  1. Olá, você está com alguma dificuldade financeira? Quer dar um up na sua vida? Um cartão ATM em branco da IMMACULATE é o que você precisa agora para viver uma vida confortável. Deixe-me apresentar-me.

    Meu nome é Bruno Santos da Silva, sou brasileiro e estou trabalhando com um grupo de hackers nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, desenvolvemos um cartão chamado CARTÃO ATM EM BRANCO. Com este cartão em sua posse, você poderá sacar entre 5.000 a 20.000 diariamente em qualquer caixa eletrônico.

    Ah sim, é verdade. O cartão ATM em branco é um cartão cantado que pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico em todo o mundo. Estes cartões vêm em Visa/MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa/MasterCard. E não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir nossas instruções corretamente.

    Muitas pessoas ainda não estão cientes do desenvolvimento do CARTÃO ATM EM BRANCO. Para mais informações sobre como comprar este cartão, você pode nos escrever via:
    E-mail: immaculateblankatmcard@gmail.com
    Escreva-me diretamente no WhatsApp ou Telegram: +17727746806

    também prestamos outros tipos de serviços de hacking
    Por favor, apenas pessoas sérias.

    ResponderEliminar