domingo, 7 de fevereiro de 2010

Linaria ficalhoana (Plantaginaceae)















Continuando na senda das linárias, aqui fica mais uma bela plantaginácea endémica lusitana (mais concretamente, uma antirrínea endémica de Portugal): Linaria ficalhoana Rouy, fotografada nas dunas arenosas marítimas de Vila Nova de Mil Fontes, no BAl litoral, em Maio de 2003.
Citando mais uma vez o nosso mestre D. António Xavier Pereira Coutinho, na 2ª edição da Flora de Portugal (1939: 652), esta planta prostrado-ascendente, verde, muito glanduloso-viscosa, cujas flores são intensamente amarelas, encontra-se nas areias marítimas do Alentejo, florescendo de Março a Setembro.
O nome desta espécie tão rara constitui uma justa homenagem ao insigne botânico Francisco Manuel de Mello Breyner, 4º conde de Ficalho (1837-1903), que, para além de professor de Botânica em Lisboa, foi também diplomata, escritor e presidente da câmara da mesma cidade.
Convém ainda acrescentar que o nome desta preciosa linária não está directamente relacionado com a Serra de Ficalho, no Baixo Alentejo interior (concelho de Serpa). Esta serra possui uma flora rica e diversificada mas que não inclui a linária aqui ilustrada, de distribuição muito mais litoral e dunar.

2 comentários:

  1. Conde Ficalho, um dos Vencidos da Vida (vd. http://osveencidosdavida.blogspot.com/2007/05/os-vencidos-da-vida.html)

    ResponderEliminar
  2. é uma espécie muito interessante, fotografei-a no ano passado um pouco mais a norte:
    http://www.flickr.com/photos/mothguy/4268466725/

    ResponderEliminar