terça-feira, 30 de junho de 2009

Poa annua (Poaceae)

Nada de especial, uma foto de Poa annua, uma das mais frequentes e abundantes plantas de Portugal. Presente um pouco por todo o lado em prados e caminhos, sobretudo se beneficiados com alguma humidade no final do Inverno-Início da Primavera.
Os fitossociólogos dizem que a P. annua é uma característica de Polygono-Poetea annuae, uma classe de vegetação de plantas anuais fugazes (ciclo de vida muito curto), nitrófilas (de solos com um elevado teor em azoto assimilável), adaptadas a solos pisoteados e compactados.

Para além das características morfológicas das inflorescências descritas nas Floras, no campo, a P. annua distingue-se das outras gramíneas pelo verde claro característico das suas folhas, de ápice lembrando a quilha de um barco, como é próprio do género Poa.
Como tem um ciclo de vida muito curto frequentemente está já em flor quando as restantes gramíneas ainda nem sequer encanaram (produção de entre-nós compridos que conduzirão à emergência da inflorescência através da última folha). Nos relvados das nossas cidades, em pleno Verão, vêem-se pequenas manchas ("buracos") desprovidas de plantas que durante o Inverno-Início da Primavera haviam sido colonizados por P. annua.
A Poa annua distingue-se com dificuldade de outra Poa anual, a P. infirma, com a qual convive frequentemente.
[foto C. Aguiar]

1 comentário:

  1. Also known as Ochlopoa annua (L.) H. Scholz Basionym: Poa annua L.)!!

    zg

    ResponderEliminar