

Ainda aqui não tinha aparecido esta amiga: Anthoceros punctatus L. (Anthocerotaceae, uma família que pertence à ordem Anthocerotales, à classe Anthocerotopsida e à divisão Anthocerotophytha, do reino Plantae).
Esta curiosíssima planta parece dar-se bem em sítios perturbados, por exemplo em companhia da pequena Tillaea muscosa L., também conhecida como Crassula tillaea Lester-Garland (Crassulaceae). É possível ainda observar algumas cápsulas lenhosas já abertas de Eucalyptus sp. (Myrtaceae).
Fica aqui uma referência com informação interessante sobre estas plantas:
Hornwort - Wikipedia, the free encyclopedia
Tinha programado um pequeno post sobre antóceros. Por isso, se não te importares, ZG, fazia uma pequena nota sobre o significado evolutivo deste curioso grupo de plantas terrestres. Embora o tema não esteja encerrado, ao contrário do que referem muitos dos livros texto de botânica, parece que os antóceros são o grupo de 'brófitos' evolutivamente mais próximo das plantas com semente, assim o dizem Goffinent & Buck (2004). Antóceros e plantas com semente têm em comum a presença de estomas no chamado esporófito (fase diplóide), uma característica única entre as plantas terrestres. A tua foto mostra assim o "parente vivo" mais próximo de todas as plantas com semente.
ResponderEliminarOlá Carlos
ResponderEliminarObrigado pelo precioso comentário!
Acho que estas plantas maravilhosas merecem vários posts - todos serão bem vindos!
Abraço,
ZG