quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ephedra fragilis (Ephedraceae)




















Ainda faltava aqui uma Ephedra, curioso género representado em Portugal por apenas uma espécie, de distribuição algarvia e baixo-alentejana: E. fragilis Desf. (pertencente à família Ephedraceae Dumortier).
As efedras pertencem a uma das seguintes classes: Ephedropsida L.D. Benson ex Reveal, Gnetopsida Eichler ex Kirpotenko ou ainda Pinopsida Burnett.
A classe a que pertencem as efedras (seja ela qual for) inclui-se numa das seguintes divisões: Gnetophyta Bessey ou Pinophyta Cronquist.
As opiniões dos diversos autores variam um pouco em relação à posição taxonómica mais adequada para a família das Efedráceas.
Como exemplos de bibliografia internética para este género podemos citar os seguintes:
Ephedra (genus) - Wikipedia, the free encyclopedia e
http://www.floraiberica.es/floraiberica/texto/pdfs/01_031_01_Ephedra.pdf
(A síntese do género Ephedra na Flora iberica (Vol. I, 1986) é da autoria do ilustre botânico português Professor Amaral Franco)
Uma das fotos representa a planta portuguesa: E. fragilis Desf. Noutra das fotos, de uma planta murícola pertencente a outra espécie de Ephedra L., é possível observarem-se estames, que são característicos das plantas do sexo masculino. Os frutos, que ocorrem nas plantas femininas, são mais ou menos globosos e apresentam por vezes, quando maduros, uma cor avermelhada ou arroxeada.

3 comentários:

  1. Citando ainda a Flora iberica (I, 1986), podemos acrescentar que se trata de arbustos dióicos não resinosos.

    ResponderEliminar
  2. A foto de baixo, na qual se vêem os estames, poderá eventualmente representar a espécie Ephedra campylopoda C. A. Mey.

    ResponderEliminar
  3. •(≡) Ephedra fragilis subsp. campylopoda (C. A. Mey.) K. Richt.

    •(≡) Ephedra fragilis var. campylopoda (C. A. Mey.) Stapf

    Ephedra campylopoda information from NPGS/GRIN

    ResponderEliminar